Parque Nacional Henry Pittier, Puerto Colombia

O problema de cambiar dinheiro na Venezuela fez-nos reprogramar os nossos dias por este país. Com receio de que o dinheiro que transportávamos não chegasse, e também por ninguém nos ter dito nada de bom da capital, decidimos não parar em Caracas e ir directos para outra zona das Caraíbas. (No próprio dia ficámos um pouco arrependidos por esta ser a única capital não visitada, mas mais tarde esta revelou-se uma boa decisão!)

No entanto, como calculámos mal as distâncias (ou por não termos antecipado alguns dos problemas dos transportes na Venezuela), não conseguimos no mesmo dia chegar até à praia e tivemos que dormir em Maracay. Desta cidade pouco temos a referir a não ser o facto de termos ficado alojados numa residencial de um emigrante português (bom…madeirense :) ). No dia seguinte já estávamos a caminho de Puerto Colombia para visitar mais um parque nacional da Venezuela.

Após termos atravessado as montanhas de floresta tropical pertencentes ao Parque Nacional Henry Pittier chegámos à vila de Puerto Colombia, ponto de partida para explorar as praias e ilhas em redor.

Puerto Colombia, ou ChoronÍ para os locais, é uma pequena vila de prédios coloniais, com aparência agradável e uma praia paradisíaca. No entanto, tanto os chuviscos ocasionais, como um ambiente assim meio-a-virar-para-o-inseguro fez-nos em poucos dias seguir viagem. Também, para dizer a verdade, a nossa decisão foi facilitada por ninguém da vila nos trocar dinheiro (esta coisa do câmbio estava-se a tornar um pouco incómoda, não!).